Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Thursday, August 9, 2007

Cura do Sono e autocura para Prevenir a Obesidade

Hoje em dia deparamo-nos com uma preocupação alarmante na nossa sociedade e no mundo em geral, a obesidade.

Repare-se que nos últimos tempos Portugal tem feito várias estatísticas sobre a obesidade e constatou-se que as nossas crianças já não são tão saudáveis como era de se esperar numa sociedade mais desenvolvida e supostamente preparada para ter mais saúde.

As nossas crianças estão a sofrer cada vez mais de obesidade, para não falar nos adultos, pois quanto a essa perspectiva já estamos (infelizmente) mais acomodados.

A obesidade na medicina tradicional chinesa (MTC) não é mais do que a deficiência energética das funções do Baço-Pâncreas (BP) cujas funções principais são auxiliar a digestão do estômago por meio da transformação e transporte dos alimentos e bebidas no nosso organismo; controlar ou governar o sangue nos vasos sanguíneos; controlar os músculos em especial dos quatro membros, fazendo a nutrição de todos os tecidos. Mantém, também, os órgãos fixos e sustenta os órgãos no interior do corpo. Evitando assim as ptoses (órgão descaídos), principalmente os abdominais, os rins e o ânus.


O bom ou mau estado energético destes órgãos manifesta-se nos lábios.

Uma das principais causas é a humidade interior produzida por erros alimentares que provocam acumulações excessivas no organismo em geral e que ajudam também a instalar-se a tão indesejada celulite que tanto pode atacar pessoas com excesso de peso, magras, homem ou mulher.

Ou ainda a humidade exterior, que enfraquece o órgão e provoca deficiência de “energia” (QI), esta pode invadir o organismo devido às circunstâncias do meio ambiente ou hábitos de vida.

Exemplo: morar em áreas húmidas ou em casas com humidade, permanecer com roupas húmidas após nadar ou praticar exercícios ou sentar-se em superfícies húmidas. As mulheres são particularmente propensas durante cada menstruação ou após o parto.

A MTC dá-nos umas luzes de como estes processos nos ajudam ou nos prejudicam.

Os Factores Mentais – Diz-se que o BP é a residência da mente para pensar, estudar, concentrar e memorizar.

A preocupação e a obsessão excessivas, por um longo período de tempo, tendem a debilitar o BP. Isso é especialmente nocivo, quando o indivíduo volta ao trabalho directamente após uma refeição apressada ou, ainda pior, conduzir os negócios durante as refeições.


Sinais e sintomas

Alguns métodos de diagnóstico usados na MTC poderão indicar o estado do órgão em questão e determinar o seu problema individualmente. Se é calor no estômago ou pelo contrário se há excesso de frio. Estes indicadores preciosos irão mostrar a causa pela qual o indivíduo está a ganhar peso, mesmo pensando que está a comer pouco.

A Dieta interpreta um papel de extrema importância na desarmonia do BP, principalmente a dieta praticada pelos terapeutas de MTC. O uso de alimentos de sabores fortes, ricos, gordurosos, frios, crus e a ingestão de bebidas alcoólicas e demasiados lacticínios debilitam o órgão, formando humidade no organismo.

Alimentar-se em períodos irregulares ou em excesso podem também distender a capacidade do BP. Ou ainda alimentar-se pouco, ter uma dieta pobre também pode causar uma deficiência.

As emoções e alimentação na MTC (alimentação Yin / Yang)

Os padrões de alimentação na MTC regem-se pelas propriedades dos alimentos:

Natureza: Frios, quentes, mornos, frescos, etc

Sabor: picantes, doces, salgados, amargos, etc.

E Regem-se também pelas características Yin / Yang de cada indivíduo em particular.

Numa dieta comum estes alimentos devem ter entre si um certo equilíbrio, mas num diagnóstico apurado pode-se incidir mais num ou noutro, conforme os meridianos e órgãos sobre os quais convém incidir.

Quando sentimos um determinado estado emocional, deveremos ingerir o alimento que equilibra o excesso de energia que causa distúrbio ao órgão relacionado com essa mesma emoção.

Um exemplo: Se sentirem ansiedade (movimento Fogo na MTC) comam alimentos de sabor salgado (movimento Água para controlar o fogo).

Por essa óptica, a MTC considera que o ambiente, o nosso estado físico e emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade vão influenciar o que desejamos comer.

Não se trata simplesmente de uma mera vontade, mas sim de uma necessidade do organismo em suprir a falta de um determinado tipo de energia ou de compensar o seu excesso.

Deixo-vos então um alerta muito importante acerca da nossa preocupação constante em não engordar, mas mais do que isso, deixo-vos um pouco do conhecimento das bases alimentares na MTC que poderão mostrar-vos uma nova receita de saúde e peso na medida certa.


Cura de sono

Cada vez mais se verificam as consequências causadas pelo stress e uma delas é sem dúvida a dificuldade em dormir ou relaxar.
As tensões acumulam-se por todo o corpo, as insónias teimam em permanecer e começa-se a gerar um cíclo vicioso levando qualquer pessoa a um estado de doença e desequilíbrio.

A "Cura de Sono" é um conjunto de sessões que integram processos e terapias milenares permitindo ao paciente chegar de novo ao restabelecimento psico-físico e recuperar um sono profundo e reparador, que é tão fundamental a um cenário de vida equilibrado.


Os distúrbios do sono dividem-se em 4 grupos principais: dificuldade em adormecer ou em continuar o sono-Insónia; dificuldade em se conservar acordado - Narcolepsia; Apneia - durante o sono; perturbações do ciclo de sono/vigília. Estas perturbações verificam-se nas pessoas que trabalham por turnos ou nas que viajam através de fusos horários que precisam em geral de alguns dias para se habituarem às horas locais - Jet Leg. Outros problemas que interferem no sono (enurese, terrores nocturnos, sonambulismo, ressonar, agitação, hipersónia, etc.). Além das perturbações provocadas pela privação do sono já mencionadas há a acrescentar que estudos profundos por cientistas demonstram que a privação do sono dá origem à ocorrência de irritabilidade, menos facilidade de atenção, se uma pessoa dorme menos de 3 horas. Depois de períodos mais longos sem sono as pessoas tornam-se cada vez menos capazes de se concentrarem, e a execução de tarefas deteriora-se com as constantes entradas em períodos curtos de micro-sono. Os doentes com epilepsia estão mais sujeitos a convulsões. As pessoas que trabalham por turnos, além de sofrerem várias perturbações parassonais, ficam mais frequentemente sujeitas a sofrer de úlceras, outros problemas digestivos, diabetes, aumento de peso e variadas psicossomáticas consoante a fragilidade dos órgãos e os problemas psíquicos que afectam o indivíduo.

Estamos ao seu serviço para auxiliar na prevenção, diagnóstico e solução de problemas de sono.

Ana Guerreiro

Temos programas e cursos especiais (Change Me) para:

Empresas /worhshops /Congressos/ Cruzeiros

Escolas/Retiros /Exposições /Eventos / Domicílios/ SPA

Os programas estão especificados em:

http://essentialchangeme.blogspot.com/

Os cursos estão especificados em:

http://artederejuvenescer।blogspot.com/


FAÇA O SEU CHECK UP ENERGÉTICO!!

Solicite já a sua 1ª consulta gratuita

através do e-mail anaguerreiro.ag@gmail.com

Ana Guerreiro - A sua Personal Wellness®

Ainda não é subscritor registado das nossas Newsletters?
Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Click aqui para subscrever a nossa mailing list

I Congresso Internacional

SPA * THALASSA * THERMAE -

Saúde e Qualidade de Vida

Auditório da ESGHT - Campus da Penha -

Faro - Portugal - 6, 7 e 8 Março 2008



As nossas newsletters destinam-se única e exclusivamente a informar potenciais clientes e não pode ser considerado SPAM.

De acordo com a legislação internacional que regulamenta o correio electrónico, "o e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista".

Caso o seu nome faça parte da nossa mailing list por engano, apresentamos de imediato as nossas desculpas.
Para retirar o seu e-mail das nossas mailing list por favor envie-nos um mail para:

anaguerreiro.ag@gmail.com

.

No comments: