Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Thursday, August 9, 2007

A Nossa Essência Ancestral


Hoje inicio uma sequência de artigos que irão revelar o funcionamento dos principais órgãos do nosso corpo à luz da medicina tradicional chinesa (MTC), e a ligação dos mesmos com emoções e aspectos da nossa personalidade.

Começo então pelo órgão rim, não o fazendo de uma forma aleatória, pois escolhi este em primeiro lugar pelo facto do mesmo possuir na MTC uma importância capital.

O Rim é pois onde se aloja a energia ancestral, que nos é legada toda de uma só vez no momento da concepção pelos nossos pais.

O que quer então a MTC dizer com energia ancestral?

Cada um de nós nasce com um determinado potencial energético que se vai gastando ao longo da vida. Essa é a chamada energia ancestral ou primária.

È como se tivéssemos um pote vazio que se enche de uma só vez e que vai esvaziando ao longo de um certo período de tempo.

A forma como essa energia vai sendo utilizada ao longo da vida vai determinar o grau de saúde e longevidade.

Esse potencial pode ser usado naturalmente, seguindo os ritmos da natureza, com hábitos correctos de alimentação e de vida em geral. Caso contrário, podemos gastá-lo depressa demais diminuindo a longevidade e sofrendo consequências degradantes para a condição humana.

Essa energia é sustentada pelo que ingerimos, pela qualidade do ar que respiramos e pelo que bebemos, logo, se nos intoxicarmos de refeições com pouca qualidade, toda a energia circulante no nosso organismo também será de fraca condição.

Por conseguinte, Zhi, que mora nos Rins e representa:


- a raiz do Yin e do Yang,
- a essência,
- a iniciativa,
- o poder de decidir
- a confiança

Também irá ficar muito aquém do pretendido.

Uma iniciativa que poderia ser mais elevada, um poder de decisão que poderia ser mais forte, uma confiança que poderia ter mais consistência.

Não acham que isto é motivo suficiente para começar pelo menos a pensar no assunto?

O indivíduo que não tenha um conhecimento desta natureza e abusar demasiado do seu potencial ao nível do rim pode apresentar as seguintes características:


- MEDO ou FOBIAS que podem não ter causa aparente, pois podem também estar associadas à um trauma na infância que o paciente bloqueou na memória e não se lembra, mas neste caso estou a relacionar directamente uma situação de vazio energético do órgão rim).

Esse medo fica claro em situações de risco reduzido, onde somente aquele indivíduo HESITA em encarar uma situação.


Um exemplo:

Numa situação de mudança dentro de uma empresa o indivíduo mantém-se relutante em avançar para o novo que lhe é desconhecido. Prefere continuar a rotina que já lhe era tão familiar.


- APATIA


- FALTA DE INICIATIVA – com frases como "Acho que não vou conseguir "


- FALTA DE CONFIANÇA NA SUA CAPACIDADE DE RESOLVER SITUAÇÕES (de qualquer natureza)


- Sensação de IMPOTÊNCIA, INCLUSIVE SEXUAL, sem ter nenhum problema estrutural que justifique a causa (Indivíduos fortes e bem alimentados que, ainda assim, sentem-se incapazes).


- Podem ser pessoas que enfrentam problemas genito-urinários.

O indivíduo neste caso terá então de fortalecer e harmonizar o elemento água, que na MTC corresponde ao rim.

Os rins referem-se também ao sistema para regular o armazenamento de nutrição e o uso de energia, a força da vida humana e a força de vontade depende deste sistema.

No próximo artigo irei mencionar o elemento terra que corresponde ao estômago e ao nosso centro, não só como posição anatómica mas também como posição na sociedade. A energia deste órgão terá então um papel muito proeminente nesse aspecto.

Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Clique aqui para subscrever a nossa mailing list

No comments: