Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Thursday, August 9, 2007

O Nivelador de Emoções

O fígado, como todos os outros órgãos, tem uma função yin e outra yang.

O conceito de órgão na Medicina tradicional chinesa (MTC) é bem mais abrangente do que o usado nas escolas ocidentais. Quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos a falar do fígado propriamente dito, da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas e útero. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é para o homem.

A energia do fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direcciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual. Mas o papel mais importante, sem dúvida é sobre o equilíbrio emocional, é a energia do fígado nos vai fazer responder a todos os estímulos emocionais, 24 horas por dia sem parar. À partida já se pode deduzir o desgaste intenso ao qual é submetido este sistema, e pouquíssimas atitudes são tomadas para auxiliar o fígado nesta tarefa, pelo contrário a nossa cultura parece fazer tudo para impedir o equilíbrio.

Como todas as emoções boas ou más passam pelo fígado, não devemos reprimi-las a todo momento. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que vai levar à formação de calor no fígado. Este desequilíbrio energético pode manifestar-se de várias formas. Dependendo da sua localização, podemos ter uma insónia, uma enxaqueca, uma pré-cordialgia, hipertensão, gastrite, tensão pré menstrual, e por aí adiante.

O fígado corresponde ao movimento madeira na MTC:

- Movimentação

- Liberdade

- Aceitação

- Poder de decisão

- Propósito e sentido da vida


A falta de independência, de afirmação, a raiva, a dificuldade em dizer não ou impedir a invasão dos próprios limites são características do desequilíbrio deste órgão, podendo gerar ainda:

FRUSTRAÇÃO

SENSAÇÃO DE OPRESSÃO

FALTA DE MOVIMENTO

DESGOSTO

IRRITABILIDADE.


Algumas depressões são provocadas por excesso de tensão e pressão. Elas ficam evidentes em situações de stress prolongado e também no FRACASSO.

O indivíduo com desequilíbrio energético a nível do fígado, trabalha no duro, é ambicioso e subitamente pode perder a motivação e a direcção, por algum motivo (geralmente o fracasso) forçado a abandonar uma acção (projecto, sonho, emprego, meta, etc.) muito desejada e assim perde o SENTIDO de viver.
Pode apresentar quadros de COLAPSO, PERDA DE PROPÓSITO DE VIDA, FALTA DE VISÃO e PERSPECTIVA DE FUTURO (Note-se que olhos e visão estão directamente relacionados com o elemento Madeira na MTC)


Em relação às emoções que lesam mais especificamente o fígado, a raiva, mais exactamente a raiva reprimida e o pânico.

Cabe aqui fazer uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o nosso organismo. Por exemplo, uma sensação de apreensão é diferente do medo. A primeira coloca-nos num estado de alerta diante de uma certa situação, sem nos limitar em nada, protegendo-nos dos perigos. O medo por sua vez limita-nos e paralisa-nos. A mesma coisa em relação a uma certa irritação que nos leva a reagir quando somos atacados ou nos sentimos lesados, que é diferente da raiva que tem um grau mais intenso. O importante é entender que todos os sentimentos actuam bem no organismo, tudo depende da intensidade e a duração no tempo. Da mesma forma que o sal, e a pimenta são temperos usados na alimentação, os sentimentos são o tempero da nossa existência. A qualidade de nossa vida dependerá da quantidade e da forma com que serão usados.

Agora que já têm uma ideia de como é estar com a energia do fígado desequilibrada, vamos fazer alguma coisa para o ajudar. O mais importante é a harmonia das emoções, isto é, as emoções não devem ser reprimidas. Nós devemos senti-las e deixá-las fluir, evitando o apego emocional. Depois, evitar os medicamentos químicos, as bebidas alcoólicas, os temperos picantes, se não puder evitar, usá-los com moderação. Na alimentação, optar pelas coisas de cor verde, e usar de preferência verduras cruas.

No próximo artigo estará em palco o elemento metal que corresponde ao pulmão, e reflecte o nosso entusiasmo e alegria de viver.

Apoio do texto: Livro Mudança de Hábito Alimentar de Dr. Fábio Miranda.

Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Clique aqui para subscrever a nossa mailing list

No comments: