Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Thursday, August 9, 2007

Melancolia, Outono ou Pulmão enfraquecido

Assim como o fígado é o responsável pela circulação da nossa energia, o pulmão é responsável pela captação da parte yang da energia vital que chega através da respiração, e na medicina tradicional chinesa (MTC) os distúrbios desta função vão repercutir-se no pulmão e no rim.

Outra função importante do pulmão é em relação à defesa do organismo. Esta defesa é diferente da imunidade que está ligada aos glóbulos brancos encontrados no sangue. Esta defesa é feita por uma energia que chamamos de wei qi (energia defensiva), que é gerada pelo pulmão. Esta energia circula na superfície do corpo, e faz o primeiro combate aos ataques externos, sejam eles virais, bacterianos ou climáticos (vento, frio, humidade).

Energeticamente o pulmão rege várias estruturas: a garganta e as suas estruturas (amígdalas, tiróide), o nariz, a pele e o intestino grosso.

Este órgão está associado a uma cor, a um sabor que pode tonificá-lo na normalidade. O pulmão também está ligado à nossa área sensitiva, a tristeza máxima sente-se no pulmão. Quando uma pessoa asmática entra em crise é porque tem muitos conflitos.

O que é fundamental na medicina chinesa é que o corpo está ligado à mente. O factor emocional pode sempre comprometer muito o físico e causar a doença, e vice-versa.

O pulmão corresponde ao movimento metal na MTC e por conseguinte:

- Ao entusiasmo

- À alegria de viver

- Ao optimismo

- À nossa defesa e protecção

- Ao sentido de amparo e aprovação.

- À purificação


As emoções ligadas ao pulmão em desequilíbrio são a tristeza, a melancolia, as angústias e as tensões muito prolongadas. De uma forma mais genérica, poderíamos dizer que o pulmão é afectado pelas perdas afectivas, como os relacionamentos terminados ou as perdas de entes queridos.

Uma relação muito importante é a da pele com o pulmão, facto que também é observado pelos dermatologistas. É bastante comum a evolução de um eczema para algum tipo de bronquite, e também o contrário, como as asmas ou bronquites quando tratadas por métodos naturais tendem a se resolver através de eliminações na pele. Em alguns casos o tratamento de uma lesão de pele, feito de forma a suprimir a lesão, pode gerar como consequência patologias, que vão desde uma simples rinite até as asmas ou as pneumonias de repetição. Portanto, toda a atenção com os tratamentos das alergias, dos eczemas, das dermatoses, é pouca pois se forem mal conduzidos podem levar a manifestações no pulmão e o observador menos avisado, poderá pensar que são manifestações independentes, quando são na realidade a mesma doença em fases diferentes.

Em relação às emoções que lesam mais especificamente o pulmão é sem dúvida a tristeza. Algumas depressões são provocadas por excesso de tristeza. Esse tipo de depressão geralmente é decorrente de qualquer tipo de perdas.

Ter tristeza não é mau se for em certa medida, pois a tristeza leva-nos à ACEITAÇÃO e a aceitação leva-nos à expressão máxima: A Reverência.
O Pulmão também é responsável pela protecção do indivíduo. Daí as relações entre o Pulmão, a pele (barreira defensiva) e a energia defensiva Wei.

Caracterizar o indivíduo com distúrbio energético do movimento metal:

- Indivíduo que geralmente está ou sente-se de alguma forma, desprotegido.
- A falta de protecção que gera a depressão é relacionada a aspectos físicos, materiais e a relacionamentos possessivos.
- A morte de um parente querido, a perda de uma propriedade estimada são exemplos corriqueiros de situações em que o paciente tem problemas em ACEITAR o inevitável ocorrido e é aí que inicia a desarmonia no pulmão, a ascensão nociva da tristeza, geradora da MELANCOLIA e RESIGNAÇÃO.
- Os indivíduos acometidos por depressão METAL podem tornar-se excessivamente RESIGNADOS, PESSIMISTAS, COM SENTIMENTOS DE REMORSO.

- Podem necessitar de aplausos e reconhecimento.

Uma forma fácil de reconhecer alguém com desarmonia da energia do pulmão, é pela cor extremamente branca do rosto.

Para finalizar, o sabor que tonifica o pulmão é o picante, sempre em pequena quantidade, senão pode produzir calor e lesar o organismo. Devemos cuidar das defesas e da alimentação.

No próximo artigo continuarei a ilustrar os conceitos que reconhecem a relação órgão/emoção na MTC. Portanto, o amor, a perfeição e a razão serão os protagonistas do tema que compõem a base da matriz emocional do coração.

A não perder!

Tenham uma semana brilhante.

Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Clique aqui para subscrever a nossa mailing list

No comments: