Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Thursday, August 9, 2007

É Urgente Prevenir

Há uma longa tradição de prevenção no oriente que hoje em dia começa a ser entendida no ocidente e que nos mostra o caminho para a prosperidade e longevidade.

Estamos a falar da medicina tradicional chinesa cuja sabedoria milenar nos revela todos os seus segredos e benefícios.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, antes de uma qualquer doença se manifestar fisicamente, ela existe já sob a forma de disfunção energética.

Inicialmente ela vai avisar com vários sistemas de alarme, bloqueios, dores, alterações incómodas que poderão perturbar o nosso desempenho no dia-a-dia.

A prática semanal de auto-massagem chinesa, pode evitar que os processos de doença se instalem. O stress, "mal da modernidade" pode ser evitado com sessões regulares.

A filosofia por detrás da medicina chinesa é que o homem vive entre o céu e a terra e inclui um universo em miniatura nele. Havendo um desequilíbrio em qualquer componente, seja ela física, psicológica ou energética, todo o sistema se auto-regula para o mínimo de esforço.

Temos vários pontos espalhados pelo corpo, cada um tem uma propriedade terapêutica específica e quase todos estão ligados a diferentes órgãos e emoções.

1 - Coração ou mente (shen), refere-se ao "centro" de comando do corpo que se manifesta como consciência e inteligência;

2 - Pulmões ou sistema respiratório (fei), este sistema regula várias funções intrínsecas do corpo e mantém o equilíbrio e confiança;

3 - Fígado (kan), o mecanismo de resposta emocional para o ambiente externo e a acção de órgãos;

4 - Baço (p'i), este órgão regula a distribuição de nutrição ao longo do corpo, e o metabolismo, trazendo força e vigor para o corpo físico e clareza mental;

5 - Rins (shen), referem-se ao sistema para regular o armazenamento de nutrição e o uso de energia, a força da vida humana e a força de vontade depende deste sistema.

A passagem das estações e mudanças no tempo podem influenciar o corpo humano.

Mudanças excessivas ou extraordinárias no tempo danificam o corpo e são identificadas como "seis factores externos causadores de doenças" (liu yin).

Por outro lado, se o humor do indivíduo muda, como alegria (hsi), raiva (nu), preocupação (yu), pensamento (pei), medo (k'ung), e surpresa (ching) ao extremo, eles também prejudicarão a saúde। Estas emoções são chamadas "as sete emoções" (ch'I ch'ing). Na Medicina Chinesa, os seis factores externos causadores de doenças, interagindo com as sete emoções, formam a fundação teórica da patologia da doença.


Visão geral das causas de doença

As causas de doença na Medicina Tradicional Chinesa são determinadas por uma série de factores. Algumas dessas causas são consideradas externas, como nas seis influências nocivas: vento, frio, calor, secura, humidade e calor de verão। Outras causas são consideradas internas, como nas sete emoções: raiva , alegria, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque. Outros fatores que actuam no desenvolvimento de doenças são a dieta, estilo de vida e acidentes.

Quando o corpo está saudável, as suas várias substâncias e energias estão em equilíbrio, tanto internamente quanto em relação ao ambiente externo. Quando essa vitalidade inata (qi verdadeiro) e as defesas imunológicas (wei qi) estão fortes, é difícil uma doença contraída externamente se desenvolver, especialmente se o agente patogénico invasor for fraco.

Causas de doença segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Visão geral
A idade pode ser um importante fator
na determinação da causa da doença
Porém, um agente patogénico excepcionalmente forte pode vencer até mesmo uma pessoa saudável, especialmente se a pessoa estiver enfraquecida pelo stress, fadiga, sobrecarga ou outros fatores relacionados com o estilo de vida. Por exemplo, uma pessoa com um sistema imunológico forte pode evitar contrair um resfriado, mesmo se uma pessoa doente espirrar sobre ela. Porém, se ela ingerir um tubo de teste repleto do mesmo, o seu forte sistema imunitário não conseguirá combater um ataque tão violento. Por outro lado, uma pessoa com um wei qi muito fraco pode contrair qualquer agente patogenico que esteja ao seu redor devido às suas defesas excepcionalmente enfraquecidas. É por isso que idosos e crianças pequenas são mais sujeitas às epidemias de gripe.

Essa interação entre o wei qi (também chamado de qi benigno) e os fatores patogénicos (qi nocivo) determina se uma pessoa adoece, como o corpo responde à doença, e quanto tempo leva a recuperação.

Uma das preocupações actuais, o stress, a chamada doença moderna, é nada mais nada menos que um estado alterado de equilíbrio energético a um nível impossível de controlar. Podemos no entanto tomá-lo como um factor a prevenir e a evitar totalmente.

Para além de estimular os mecanismos de auto-cura do organismo, esta auto-massagem também promove um relaxamento psico-físico e ajuda a manter o equilíbrio energético ao desbloquear e direccionar a energia vital. Promove um equilíbrio yin-Yang, melhora a postura corporal, depura os tecidos, aumenta a resistência do organismo à doença e regula a função nervosa.


FAÇA O SEU CHECK UP ENERGÉTICO!!

Solicite já a sua 1ª consulta gratuita

através do e-mail anaguerreiro.ag@gmail.com

Ana Guerreiro - A sua Personal Wellness®

Desenvolvimento de sites

Temos programas e cursos especiais (Change Me) para:

Empresas /worhshops /Congressos/ SPA

Escolas/Retiros /Exposições /Eventos / Domicílios

Os programas estão especificados em :

http://essentialchangeme.blogspot.com/

Os cursos estão especificados em :

http://artederejuvenescer.blogspot.com/


Ainda
não é subscritor registado das nossas Newsletters?
Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Click aqui para subscrever a nossa mailing list

I Congresso Internacional

SPA * THALASSA * THERMAE -

Saúde e Qualidade de Vida

Auditório da ESGHT - Campus da Penha -

Faro - Portugal - 6, 7 e 8 Março 2008



As nossas newsletters destinam-se única e exclusivamente a informar potenciais clientes e não pode ser considerado SPAM.

De acordo com a legislação internacional que regulamenta o correio electrónico, "o e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista".

Caso o seu nome faça parte da nossa mailing list por engano, apresentamos de imediato as nossas desculpas.
Para retirar o seu e-mail das nossas mailing list por favor envie-nos um mail para:

anaguerreiro.ag@gmail.com
links favoritos:
"Workshop residencial SyncCreation"
www.3e-human.pt/
.

No comments: