Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Friday, August 10, 2007

Auto Cura - Uma nova Vida!

Uma das maiores e melhores formas de nos mantermos saudáveis e com vigor é a auto cura.

Hoje em dia, a auto cura aparece muito associada a problemas degenerativos, porque a gravidade desse tipo de doenças leva os pacientes a procurar ajuda em tratamentos alternativos.

Mas a técnica, dizem os especialistas, é eficaz para outros problemas, como miopia, problemas de coluna, tensão pré menstrual, stress, azia e indigestão, insónia, depressão, ansiedade, apetite descontrolado, cefaleias, sinusite, LER (lesões por esforços repetitivos), dor lombar, dor cervical e dores em geral, problemas respiratórios e a própria respiração é facilitada.

Muitos músicos também se preocupam em aprender a usar melhor os seus instrumentos sem tanta força, alguns atletas querem aprender a usar o corpo de uma maneira que não provoque tensão.

É preciso esclarecer que a massagem ocidental visa mais o relaxamento e alívio do stress, enquanto que a auto massagem que advém da Medicina Tradicional Chinesa ( AN-MO), preocupa-se com a prevenção de doenças e reequilíbrio geral através da acupressão, bem como o tratamento e alívio de doenças já manifestadas.

Esta técnica acompanha os mesmo princípios que fundamentam a Medicina Tradicional Chinesa, actuando para reequilíbrio dos meridianos através dos pontos de acupunctura. Extremamente benéfica para a saúde geral, aliviando o stress, dores e promovendo a vitalidade quando utilizada de forma integrada, com persistência.

O objectivo da técnica é ensinar o indivíduo a minimizar as perdas e potenciar os recursos do seu corpo que estão sadios e/ou adormecidos, tanto na área circulatória como na respiratória e muscular.


O tratamento exige que a pessoa se aproprie da sua moléstia e do seu processo de cura. O conceito “paciente do futuro” revela o quanto é importante tomarmos as rédeas da nossa própria saúde.

Este novo conceito indica que num futuro muito próximo todos os indivíduos se preocuparão em saber o que se passa no seu interior, e consequentemente, exigir formas de se auto curarem mais rapidamente de uma maneira eficaz e segura. Porque não ser esse “paciente do futuro” hoje mesmo?


O indivíduo poderá fazer exercícios em casa, mas não como quem segue uma bula. Ele é orientado a prestar atenção ao corpo, a aprender quando o seu problema piora, quando ele melhora e o que é eficaz para o seu corpo. A doença não existe por acaso, além de ser morfológica, ela tem também uma expressão que é própria do indivíduo e que vai manifestar-se de formas diferentes ao longo do dia.
A auto massagem relaxa os músculos e indica ao indivíduo onde está mais tenso. Mas isso não basta, ele faz exercícios que buscam o uso de músculos menos usados. Assim, ganha mais consciência do uso do corpo todo. Quanto à necessidade do indivíduo de praticar diariamente os exercícios em casa, a repetição é essencial, porque não se muda um padrão sem repetição. Com a prática constante destas técnicas é possível activar as vias neurais e energéticas, criar melhores condições para o funcionamento fisiológico e, com isto, possibilitar a recuperação de deficiências ou compensar perdas que já aconteceram

Ainda não existe comprovação científica do método, mas ela virá, a ciência é tão ausente quanto o nosso pensamento. Às vezes, a medicina estuda apenas 10% de 100% da realidade humana. Mas estamos a procurar a comprovação científica, porque, na nossa cultura, as pessoas só aceitam o que é comprovado cientificamente. As pesquisas mostrarão que a auto cura faz uma grande diferença na vida de várias pessoas.

E o que diz a medicina convencional sobre os resultados positivos do método?

"Não tenho estudos científicos, mas temos visto avanços na área neurológica através da estimulação física e psicológica, caso da auto cura", diz Mauro Rabinovitch, oftalmologista do hospital Albert Einstein (SP), é um dos entusiastas do método e diz presenciar melhorias na qualidade de vida.
Para ele, "todo o indivíduo tem a capacidade dentro de si de auto cura. Só precisa de um guia".

A auto cura é um método de recuperação da saúde que desenvolve a inteligência inata do corpo. Trata-se de um processo terapêutico que convoca o indivíduo a trabalhar em prol da prevenção ou da recuperação, convidando a envolver-se num processo de conhecimento sobre as dinâmicas e potencialidades do seu próprio corpo. Tem como premissa consciencializar-nos da nossa responsabilidade sobre a nossa própria saúde. Neste método procura-se ensinar o indivíduo a reconhecer os seus padrões posturais e a conectá-lo com as suas tensões e processos patológicos. Também se busca actuar nos padrões de doença já fixados, quebrando-os e permitindo que novos circuitos energéticos de cura se estabeleçam.

Há um amplo leque de recursos e, entre os mais utilizados posso citar os seguintes:

RESPIRAÇÃO

Dentre as técnicas respiratórias é comum orientar o indivíduo para experimentar uma respiração profunda, realizada de forma lenta, suave e silenciosa. Esta forma de respirar é diferente daquela que se experimenta diáriamente. Respirando assim pode-se estimular o sistema nervoso parassimpático e isto produz um efeito calmante e estabilizador sobre todo o corpo. As técnicas respiratórias são, na maioria das vezes, combinadas com os movimentos. A coordenação dos movimentos com a respiração facilita a percepção cinestésica e auxilia na realização de um movimento de melhor qualidade, não forçado nem mecânico.

MOVIMENTOS

O Método é uma terapia de movimento. Há um sistema inteiro de movimentos subtis, que são realizados com a atenção dirigida para membros, articulações, órgãos internos (como o coração, os pulmões, o fígado o estômago e o intestino), ou seja, para todos os sistemas funcionais do corpo. É sempre possível activar e melhorar movimentos negligenciados e os resultados têm-se traduzido na melhoria física e psíquica dos indivíduos. Com este método relembramos ao cérebro o que é movimentar-se com leveza, equilíbrio e de forma fácil. Com estas técnicas também se favorece a utilização só dos músculos indispensáveis à execução dos movimentos, evitando desgastes desnecessários, o que é bastante interessante quando se trata de prevenir ou corrigir contraturas, por exemplo.

AUTO MASSAGEM (AN-MO)

An-Mo é a massagem nos pontos específicos de acupunctura। Há técnicas de auto massagem e de mobilizações específicas utilizadas na aplicação do método। Por exemplo, há técnicas para regenerar e fortalecer os ossos e músculos, regenerar células, melhorar a transmissão neurológica e aumentar a mobilidade articular . Com AN-MO procura-se relaxar e criar nos indivíduos a sensação de que mais movimento é possível. Estas técnicas, quando utilizadas de forma combinada, ampliam-se mutuamente.


ALIMENTAÇÃO

A visão da Medicina Tradicional Chinesa é holística, por isso reconhece que as alterações emocionais, têm um reflexo no estado de espírito, que pode levar a um quadro de doença.“Somos aquilo de que nos alimentamos”, afirma o I Ching. Uma alimentação desequilibrada altera a energia, que altera a fisiologia, que altera a consciência. Assim a pessoa fica irritada e isso afecta as emoções e o estado de espírito. E pior a saúde e o bem-estar.
Entende-se por um estado de espírito pobre e carente: a falta de altruísmo, a ganância, a inveja, o ciúme... Quem nunca ouviu falar dos Sete Pecados Capitais? Isso tudo perturba o equilíbrio emocional.

Vamos ver como exemplo a ganância e a ambição. Uma pessoa com esses sentimentos leva uma vida repleta de insatisfação.

A pessoa que está muita insatisfeita fica agressiva e competitiva, quer ganhar mais e mais...e não se contenta. Isso eleva a tensão arterial, pode levar à taquicardia e até mesmo com o tempo ao enfarte do miocárdio.

A pessoa pobre de espírito que não sabe lidar com as perdas e fica frustrada, magoada, e isso pode levar ao síndrome do cólon irritável.

Para suprir essa insatisfação a pessoa pode, por exemplo, exagerar na alimentação que leva à obesidade e ao desequilíbrio metabólico.

Uma dieta irregular leva a um desequilíbrio energético e esse desequilíbrio provoca alterações emocionais que, por sua vez, geram doenças.

Um exemplo: comer em excesso carne vermelha aumenta a instabilidade emocional, porque altera a energia do fígado e do baço-pâncreas. As pessoas ficam muito irracionais com uma labilidade emocional muito grande. Qualquer provocação gera desequilíbrio, provocando doenças como a gastrite nervosa.

A auto cura é um novo conceito, e, definitivamente uma nova Vida!


Temos programas e cursos especiais (Change Me) para:

Empresas /worhshops /Congressos/ SPA

Escolas/Retiros /Exposições /Eventos / Domicílios

Os programas estão especificados em:

http://essentialchangeme.blogspot.com/

Os cursos estão especificados em:

http://artederejuvenescer.blogspot.com/


FAÇA O SEU CHECK UP ENERGÉTICO!!

Solicite já a sua 1ª consulta gratuita

através do e-mail anaguerreiro.ag@gmail.com

Ana Guerreiro - A sua Personal Wellness®

Ainda não é subscritor registado das nossas Newsletters?
Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Click aqui para subscrever a nossa mailing list

I Congresso Internacional

SPA * THALASSA * THERMAE -

Saúde e Qualidade de Vida

Auditório da ESGHT - Campus da Penha -

Faro - Portugal - 6, 7 e 8 Março 2008

Veja em:http://www.esght.ualg.pt/spa/port/inicial_pt.htm


As nossas newsletters destinam-se única e exclusivamente a informar potenciais clientes e não pode ser considerado SPAM.

De acordo com a legislação internacional que regulamenta o correio electrónico, "o e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista".

Caso o seu nome faça parte da nossa mailing list por engano, apresentamos de imediato as nossas desculpas.
Para retirar o seu e-mail das nossas mailing list por favor envie-nos um mail para:

anaguerreiro.ag@gmail.com


.

No comments: