Atenção!
Os artigos desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Medicina Tradicional Chinesa e não se caracterizam como sendo um atendimento.

"TAO" - O caminho virtuoso

Thursday, August 9, 2007

A Matriz Afectiva da Energia


O movimento associado ao órgão coração é o fogo. Já o grande poeta Luís de Camões declamava:

“Amor é fogo que arde sem se ver”

Então não é que ele até que tinha razão!



Na medicina tradicional chinesa (MTC) temos uma designação para a actividade energética do coração a que chamamos fogo do coração. O coração por sua vez é denominado o príncipe do fogo e soberano dos órgãos. É considerado o centro da consciência, do sentir e do pensar.

E ainda há quem diga que não pensamos com o coração!

A MTC também divide as funções do coração em coração yin (essência vital) e coração yang (função vital). O primeiro refere-se à estrutura material do coração inclusive do sangue que é considerado na MTC uma extensão do coração. A segunda refere-se à função do coração incluindo a energia (actividade funcional). As funções do coração são:

  • Controlar a circulação de sangue dos vasos.
  • Carregar a actividade mental.
  • Controlar o suor e os fluidos do coração.

O coração domina os vasos sanguíneos, e estes alimentam o cérebro, ou seja, o coração é responsável pelas actividades mentais. Este órgão é também o principal responsável pela irrigação adequada de todos os órgãos e tecidos do organismo, ou seja, pela sua nutrição e funcionamento harmonioso. No que se refere aos órgãos dos sentidos, a actividade funcional do coração pode ser analisada através da observação da cor, forma, mobilidade e capacidades gustativas da língua, pois esta é "o espelho do coração".

O coração corresponde ao movimento Fogo na MTC e por conseguinte:

- Ao sentido inato da harmonia e da perfeição

- À razão

- À clareza dos pensamentos e fluidez na comunicação

- À alegria

- À inspiração e criatividade

- Ao senso de justiça

Um coração energeticamente saudável a partir de onde se equilibram os sentimentos, encarrega-se de favorecer uma maneira de falar sincera.

Afinal, há quem não fale com o coração!

Quando a energia do coração está perturbada e sem força, manifesta em pensamentos pouco claros, falta de capacidade de pensar, uma maneira pouco clara de falar que pode levar a pessoa a pronunciar mal as palavras, a murmurar, balbuciar, gaguejar e até à mudez; tem altos e baixos emocionais muito grandes e diversas formas de histeria e de psicose maníaco-depressiva.

Um Coração com a energia dispersa e confusa expressa-se em nervosismo, pânico, medo do público, insónia e um olhar opaco. Todos esses sintomas têm sua base num transtorno do elemento Fogo.

Quando a energia de Fogo está intensa demais no Coração – os chineses apelidam-na de “Shih”, excesso – o exagero expressa-se num dilúvio de palavras, fofocas, suor em excesso e tensão nervosa. Essas pessoas acreditam que podem resolver tudo sozinhas e que podem controlar tudo. Muitas vezes não são capazes de delegar responsabilidades aos outros. Esta é uma característica dos estados emocionais e mentais que provocam amiúde um enfarte cardíaco ou uma insuficiência cardíaca.

As investigações modernas da medicina ocidental sobre stress, doenças causadas pelo stress e tipos de personalidade que tendem à hipertensão e ao enfarte concentram-se naquele estado que os chineses denominam de “Shih” do Coração.

Caracterizar o indivíduo com distúrbio energético do movimento fogo:

- O indivíduo acometido de depressão do tipo fogo é caracterizado pela FALTA DE ALEGRIA DE VIVER, POUCO ENTUSIASMO, POUCO INTERESSE, FALTA DE INSPIRAÇÃO E CAPACIDADE DE JULGAMENTO DESEQUILIBRADA.

- No passado eram pessoas “quentes e sensíveis “que tornaram-se frias e apáticas ou, ao contrário, tornaram-se excessivamente agitadas e hipersensíveis.

- Esse tipo de depressão é acompanhado por uma frieza e distância do indivíduo em relação a novos relacionamentos.

- Envolve problemas afectivos ligados a rejeição e desapontamentos em relacionamentos interpessoais .

- Em casos muito extremos esse tipo de desequilíbrio pode gerar comportamentos maníaco-depressivos e loucura (perda total da razão).

Uma forma fácil de reconhecer alguém com desarmonia da energia do coração, é pela cor extremamente vermelha do rosto.

E com muita “Razão” e “Amor” finalizo esta sequência de artigos sobre os chamados 5 movimentos que definem toda a base lógica de raciocino da medicina Chinesa.

Medicina Tradicional Chinesa deve ser a primeira escolha nas depressões - Dr.ª Maria Isabel Sampaio.
Tratamento de acupunctura com fitoterapia é muito eficiente
Entrevista por Susana de Sousa Nobre.

Vantagens da massagem Tui Na

Numa sociedade onde a vida é cada vez mais agitada, os casos de depressão são também mais usuais. Os problemas de trabalho aliados às questões familiares são apenas algumas das preocupações que enfrentamos diariamente. "O stresse é uma das causas mais frequentes das rupturas energéticas que estão ligadas à depressão", esclarece a Dr.ª Maria Isabel Sampaio.

Apesar de em Portugal se registar uma maior procura das medicinas alternativas, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) continua a ser uma segunda opção no que diz respeito às depressões. "A maioria das pessoas que nos procuram já fizeram outros tratamentos e recorrem a nós porque não se sentem satisfeitas com os efeitos secundários dessa terapia", lamenta a acupunctora, frisando que na maioria das depressões a MTC devia ser a primeira escolha, quer pela ausência de efeitos negativos, quer pela rapidez de tratamento. A depressão pós-parto, a depressão na menopausa e a depressão infantil são apenas alguns desses exemplos.

Quando uma mulher tem um filho ela tem todas as razões do mundo para estar feliz, mas algumas ficam profundamente deprimidas, destruindo o equilíbrio familiar e prejudicando a sua relação com a criança. "Para a MTC este é um problema que se resolve rapidamente, tonificando o sangue". Quinze dias poderão ser suficientes para tratar esta depressão.

A menopausa é outro período difícil na vida da mulher. "As mulheres passam por um processo mais ou menos brusco de modificação hormonal, que pode dar origem a uma situação de grande sofrimento". Neste caso, a MTC pode ter um papel fundamental quer no tratamento da depressão, quer no equilíbrio global da mulher.

Mas não são só os adultos que sofrem depressões. Muitas crianças quando entram para escola ficam deprimidas, o que pode dar origem a problemas de comportamento e levar, mesmo, ao insucesso escolar. Para a MTC esta situação pode ser resolvida rapidamente "porque as crianças têm muita energia e respondem com rapidez".

Aliar a acupunctura à massagem e à fitoterapia

Acupunctura, fitoterapia e massagem chinesa, são os processos mais utilizados pela MTC para tratar uma depressão. Tendo em conta que algumas pessoas que estão deprimidas têm também um problema de relacionamento com o corpo, "a massagem chinesa é muito importante porque, graças ao bem-estar que produz, ajuda os pacientes a sentirem-se bem consigo próprios". A massagem Tui Na percorre as costas "activando uma série de pontos que estão relacionados com vários órgãos, tornando o tratamento de acupunctura mais eficiente".

Para além da massagem chinesa é necessário, também, aliar a acupunctura à fitoterapia. "No Ocidente, ao contrário do que acontece na China, não é possível fazer tratamentos diários, pelo que temos que complementar os tratamentos semanais com fitoterapia", explica Isabel Sampaio. A fitoterapia chinesa, para além de não causar dependência como muitos dos fármacos ocidentais, "é muito eficiente porque vai repor o equilíbrio energético que se rompeu, conduzindo as pessoas ao bem-estar".

O tratamento de acupunctura com fitoterapia é, segundo a especialista, "muito eficaz". No entanto, frisa, há experiências científicas que demonstram que o tratamento só com acupunctura também pode ser bem sucedido. "Temos taxas de sucesso semelhantes, ou mesmo superiores, às da medicina convencional com os seus medicamentos", afiança.

O tempo de duração do tratamento é muito relativo. "Se a depressão for recente o tratamento é rápido, mas se já persistir há muito tempo pode ser demorado pois o organismo está muito modificado devido à toma dos fármacos ocidentais", esclarece. Neste último caso o indivíduo deve ser acompanhado não só pela MTC, mas também pelo médico especialista que lhe receitou a medicação no sentido de ir fazendo o "desmame".

Isabel Sampaio lamenta a frequência com que os medicamentos "calmantes" são receitados, apesar dos seus efeitos nefastos. "A quase toda a gente que se queixe de perturbações do sono ou de ansiedade são-lhe receitados estes fármacos, como se fossem uma coisa inócua", lamenta Isabel Sampaio, sublinhando que "grande parte destas pessoas ficam presas a estes medicamentos para toda a vida".

Ter uma vida saudável

Enquanto que na cultura Ocidental as depressões são vistas como um problema que "reside na cabeça", para a MTC a depressão é explicada pelas relações que existem entre o fígado, o baço, o rim, o coração e o ulmão. Por essa razão, "equilibramos a energia dos órgãos para restabelecer o equilíbrio psíquico".

Ao fazer o diagnóstico baseado nos desequilíbrios internos dos órgãos a MTC vai, por um lado, "desresponsabilizar" o paciente mas, por outro lado, responsabilizá-lo ainda mais. E porquê? "Porque vai dizer-lhe que tem que ter uma vida saudável, ou seja, uma alimentação correcta, fazer exercício físico e dormir um mínimo de horas diárias", frisa Isabel Sampaio, sublinhando que mais importante ainda é não alimentar os pensamentos negativos. "As emoções e os sentimentos são a causa mais comum dos desequilíbrios, desde a depressão ao cancro", afiança.

Isabel & Liu 2002 - 2008
Receba as nossas novidades! Deixe-nos o seu e-mail...
Clique aqui para subscrever a nossa mailing list

No comments: